quarta-feira, 11 de maio de 2011

Dia Internacional da Proteção Civil ..

Para assinalar o Dia Internacional da Protecção Civil no Agrupamento de Escolas de Barrancos, as alunas do Clube de Protecção Civil começaram por efectuar uma pesquisa na internet sobre diferentes tipos de salvamentos em situações de perigo. Verificaram que entre outras técnicas usadas, que os agentes de Protecção Civil recorriam muitas vezes a salvamentos com helicópteros, a salvamentos de descidas controladas e a salvamentos em grande ângulo.
Como forma de dar a conhecer à comunidade educativa estas técnicas de salvamento, as alunas do clube retiraram notícias da internet, onde as mesmas foram utilizadas e afixaram-nas no placar do clube, no bar da escola.
Com a ajuda da Dr.ª Juliana Santos, da Protecção Civil de Beja, programámos um dia diferente na nossa escola, que proporcionasse aos alunos e a toda a comunidade educativa, o contacto com diferentes Agentes da Protecção Civil e lhes permitisse questionar os mesmos acerca do trabalho que desempenham, bem como experimentar materiais por eles utilizados para prestar socorro.
Decidimos então, apesar de o Dia Internacional da Protecção Civil ser no dia 1 de Março, assinalar a data no dia 2 de Março.
Por volta das 10 horas, os Bombeiros Voluntários de Barrancos colocaram duas fardas diferentes, em dois cabides, na entrada da porta principal da escola, juntamente com uma mesa com um cartaz de segurança e panfletos, oferecidos gentilmente pela Dr.ª Juliana, com as informações de como agir em diversas situações de perigo. Enquanto uns bombeiros organizavam a entrada da escola, outros colocaram um camião cisterna e uma ambulância no pátio para que os alunos, durante os intervalos, pudessem entrar e informarem-se acerca de todos os equipamentos utilizados em missão de socorro. Também da parte da manhã, um agente da Guarda Nacional Republicana, levou um automóvel da GNR, para que os alunos pudessem entrar e experimentar alguns equipamentos utilizados por estes agentes.
Durante a tarde, os Bombeiros Voluntários de Beja, que haviam sido contactados por intermédio da Dr.ª Juliana, vieram montar dois sistemas de salvamento diferentes. Um com descida controlada e salvamento em grande ângulo com maca.
O 2º Comandante da Corporação de Bombeiros de Beja, o Sr. Pedro Barahona, explicou às alunas do clube, na fase de montagem dos equipamentos, em que circunstâncias se utilizavam as diferentes técnicas que foram colocadas em prática na escola.
Depois de todo o equipamento montado e de todas as dúvidas esclarecidas, todos os alunos participaram nos salvamentos, muitos deles mais do que uma vez.
Ainda durante o período da tarde, para além dos Bombeiros, os Sapadores de Barrancos, vieram mostrar a viatura e os equipamentos usados no seu trabalho.

Sem comentários:

Enviar um comentário